Quanto (realmente) custa nossa tecnologia?

Hoje, meu post vai ser um pouco diferente do habitual, embora não fuja do tema. 

Nosso mundo moderno exige de nós que estejamos sempre consumindo tecnologia. Se antes usávamos máquinas de escrever e telefones de manivela, hoje temos computadores, notebooks, netbooks, tablets e telefones celulares multifuncionais. Estamos o tempo todo consumindo tecnologia, em parte porque não podemos ficar “por fora” (como trabalhar ou estudar hoje sem um computador?), e parte porque nos acostumamos a consumir tudo isto. Se anos atrás não usávamos celulares, hoje, nossos iPhones e Blackberries nos conectam ao mundo onde quer que estejamos. 

Além das discussões sobre consumismo, sobre produção de lixo e afins, eu, particularmente, nunca havia pesquisado ou parado pra pensar sobre a produção destes aparelhos, até encontrar este documentário aqui http://www.vice.com/pt_br/vice-news/the-vice-guide-to-congo-1, no site Vice.com, que descobri recentemente por acaso e gostei muito do conteúdo.

Acontece que toda esta tecnologia moderna que consumimos desenfreadamente depende da extração de um minério, conhecido por coltan, que é a mistura de dois minerais, columbita e tantalita ( o nome é a junção da abreviação de ambos). 80% das reservas deste minério estão localizadas no leste da República do Congo, localizada no oeste da África.

O resto da história, vocês podem ver no documentário linkado. Os vídeos carregam bem rápido, e as partes subsequentes abrem automaticamente conforme vocês vão assistindo.

 

Será que nosso desenvolvimento vale isto?

Anúncios

2 respostas em “Quanto (realmente) custa nossa tecnologia?

  1. Muito bom o post, adorei a dica do documentário, vale a pena mesmo assistir. O comércio dos minerais de conflito vai corroendo a Africa por dentro, e nos países desenvolvidos a população vai consumindo desenfreadamente essas tecnologias, trocando rotineiramente celulares e Iphones pelos modelos de última geração e comprando todas as novidades tecnológicas sem parar pra refletir nas consequências desse consumismo…

    • Daniela, eu mesma nunca havia parado pra pensar como estas tecnologias são feitas, então achei o documentário interessantíssimo. E eu sempre me interessei por saber mais sobre a realidade dos países africanos, consequência da exploração de países europeus e dos EUA. É simplesmente inacreditável que a sede por dinheiro seja capaz de fazer com que estes países financiem guerras em países tão pobres, matando tantos inocentes, só pra vender armas. Ainda tem a questão dos diamantes e pedras preciosas… Enfim, estes documentários do site VICE são imperdíveis, assista ao sobre a Libéria, é chocante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s